6 Dicas para uma Estratégia de Marketing de Sucesso para o Dia das Crianças

Postado em 24/09/2015 por CronoChat

Segundo dados do e-Bit, o último Dia das Crianças movimentou no e-commerce brasileiro cerca de R$ 1,34 bilhão, sendo a data apontada como uma das principais do varejo, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Com tantas oportunidades em vista, é preciso traçar estratégias adequadas para ter sucesso, pois o mercado está cada vez mais competitivo. Selecionamos algumas dicas para sua loja virtual alcançar novos clientes e engajar os consumidores atuais nesta data. Confira.

1. Planeje

Em uma data como o Dia das Crianças é preciso planejar as ações com antecedência, para que tudo fique pronto a tempo de atingir os consumidores na época certa. Assim, elaborar um Plano de Marketing é fundamental!

No plano, defina prazos, responsáveis, canais de comunicação, todas as mensagens que sua empresa quer transmitir, os itens da campanha, as peças publicitárias e, principalmente, determine o público a ser alcançado e as métricas que serão analisadas. Todas estas informações são necessários para que a execução da campanha saia da maneira que você pensou e os resultados sejam satisfatórios!

2. Segmente

É normal pensarmos no nosso público geralizando. "Pais que querem comprar presentes para seus filhos" é um dos públicos selecionados mais comuns para este dia. Entretanto, como público ele não está bem definido. É preciso criar personas, ou seja, descrever em detalhes os hábitos e gostos deste público. Após definir todas as personas que se relacionam com seu negócio, segment-as.

A segmentação faz com que cada persona tenha um estratégia distinta de abordagem. São canais diferentes de comunicação e também conteúdo distinto para cada um, bem como a abordagem, linguagem e sugestões de compra.

3. Diferencie-se

Com o aumento da concorrência, aumenta as informações recebidas por cada persona. Imagine sendo você uma persona de uma loja de tênis. Você receberá inúmeras mensagens e propagandas diferentes. Por isso, é fundamental diferenciar-se da concorrência.

Surpreenda positivamente seu potencial cliente com uma oferta de um produto que o cliente estava procurando via e-mail marketing ou remarketing, ou procure engajar a persona com uma promoção imperdível via rede social, ou até mesmo pense em uma abordagem distinta, com um anúncio mais criativo. Deixe claro a mensagem que sua empresa quer passar e cumpra esta mensagem depois!

4. Crie Conteúdo

Uma boa peça publicitária não é nada sem uma boa mensagem e um bom conteúdo. Ao mesmo tempo em que o layout e a parte estética precisam ser encarados como prioridade, o conteúdo é fundamental e deve ser adequado a data e ao perfil das personas que o receberão

O conteúdo pode ser um texto de blog, um e-book, um vídeo, uma imagem. Seja qual for o tipo, ele precisa passar a mensagem de forma rápida, criativa e eficiente.

Portanto, pense, troque ideias, faça esboços e escolha o conteúdo mais original e atrativo ao seu público. Se coloque no lugar do comprador. O que você gostaria de ver sa sua loja?

5. Atenda Bem

De nada adianta você ter uma loja linda, com design inovador, responsiva e toda trabalhada para os buscadores, se ao chegar lá seu cliente se sente perdido e não tem apoio. Propiciar canais de comunicação rápidos e ágeis faz reduzir o abandono de página e do carrinho.

Tenha disponível um chat ou um whatsapp, que o cliente na hora da compra possa acessar rapidamente para esclarecer dúvidas pontuais. Não deixe seu potencial consumidor ir embora e esperar por uma resposta por e-mail. Diferencie-se no atendimento online tanto na hora da venda, quanto no pós-venda, em casos de trocas ou devoluções.

6. Acompanhe as Métricas

A mensuração dos resultados, por meio dos índices chave de perfermance, é importante para ver se sua campanha atuou conforme esperado. Pense em conversão, engajamento, tráfego, vendas, ticket médio, enfim, defina claramente as métricas que você irá analisar e o faça!

Isto permite a sua empresa redirecionar as campanhas, ou seguir no caminho certo para um relacionamento duradouro e proveitoso para você e seus clientes.

Gostou das dicas? Então, compartilhe no Facebook para seus colegas de trabalho!

Publicado em E-commerce

R. Joaquim da Silva Martha 4-27