Como usar o Chat Online para Ampliar as Oportunidades de seu Negócio

Postado em 30/07/2015 por CronoChat

Você já sabe que os consumidores virtuais querem atendimento instantâneo e respostas imediatas (se não sabe do que estamos falando, leia nosso outro post). Cliente satisfeito é cliente fiel à marca. E cliente fiel certamente retornará para outras compras e indicará sua empresa para conhecidos.

Uma pesquisa feita pela eMarketer identificou que 62% dos potenciais clientes que visitam uma loja pela primeira vez estão inclinados a comprar produtos online se o suporte ao cliente via chat em tempo real estiver disponível.

Assim, oferecer apoio imediato a este número crescente de compradores online é fundamental para que sua empresa seja uma marca ativa na internet.

O chat em tempo real é uma das poucas plataformas que fornece suporte imediato, juntamente com respostas personalizadas, tudo sem o cliente ter que deixar o conforto de sua casa ou passar longo tempo aguardando no telefone ou uma resposta via e-mail.

Para utilizar este canal da melhor maneira, nós selecionamos algumas dicas. Confira.

Transforme Usuário em Cliente Fiel

Muitos potenciais clientes navegam na sua loja virtual, sem saber, ao certo, qual produto vai solucionar os seus problemas. Então, para estes clientes o chat deve servir como um orientador.

Não deixe seus clientes perdidos nos “corredores”. Chame-os para conversar. Use o chat em tempo real para saber mais sobre suas necessidades e os informe sobre os produtos e serviços que possam solucioná-las. Recomende, mostre benefícios, tire dúvidas, enfim, percorra o funil de vendas até o carrinho de compras, para que, finalmente, o potencial cliente se torne um consumidor da sua marca.

Com o chat em tempo real você é capaz de trazer um usuário perdido na sua loja e transformá-lo em um cliente fiel.

Transmita Confiança e Segurança

Alguns clientes não estão acostumados com compras online e ficam perdidos no processo. Além disso, muitos desconfiam de lojas virtuais, com medo de fornecer dados pessoais e de cartão de crédito. Nesta hora o chat em tempo real pode converter vendas.

Imagine que seu potencial cliente está no carrinho de compras, mas demorando na hora do cadastro. Vendo isto no painel de gerenciamento, você pode chama-lo e orientar, passo-a-passo sobre o processo de compra, informar sobre a segurança da loja e transmitir a credibilidade da sua marca.

Seja qual for a situação que preocupe o cliente, uma pessoa real conversando em tempo real faz o sentir mais tranquilo e confiante na decisão da transação.

Surpreenda seu Público

O atendimento via chat em tempo real fornece uma oportunidade para a empresa identificar melhor seus clientes e aprender suas exigências. Em uma conversa, a atendente pode perguntar sobre os problemas vividos pelo cliente e sugerir soluções, como uma mini-consultoria. Esta forma de abordagem surpreende o cliente, que passa a consultar sua empresa sempre que busca uma solução no seu segmento.

Uma influência sutil sob o comportamento dos seus clientes reflete em suas vendas no longo prazo. Além disso, baseado nos problemas que seus clientes vivem e são identificados pelo contato via chat, você consegue elaborar campanhas de marketing digital mais assertivas.

Período de Atendimento

Analise quais os melhores horários para atender seus clientes. Muitas vezes, o horário comercial não é o horário que cliente visita seu e-commerce.

Descubra os períodos em que você precisa deixar seu chat online, com um atendente disponível. Se o período de maior tráfego estiver fora do seu horário de atuação, pense em terceirizar o atendimento para ampliar o retorno de ter um canal ágil para um consumidor moderno.

Lembre-se do Lado Humano

No atendimento, seja amigável, positivo e útil aos clientes. Uma saudação mecânica e impessoal desmotiva o cliente e impacta negativamente a experiência do usuário.

Construa uma ligação pessoal, um pequeno relacionamento marca-cliente no tempo que estiver atendendo. A abordagem sincera faz com o que o cliente esteja mais aberto a ouvi-lo. Mostre que você se importa (e se importe de fato!).

Equipe Treinada

Mas, para que qualquer ação relativa ao atendimento via chat tenha sucesso, é preciso que sua equipe de atendimento seja treinada e qualificada. Lembre-se que nem todos os atendentes via fone são os melhores agentes de bate-papo em tempo real.

Os funcionários que atendem ao chat realizam multitarefas, interagindo, muitas vezes, com vários clientes simultaneamente em um curto espaço de tempo. Desta forma, treina-los quanto as informações da empresa, produtos e serviços é fundamental, bem como deixar em fácil consulta várias dúvidas frequentes de seus clientes. Equipe treinada resulta em um impacto positivo nos clientes e nas vendas.

O atendimento via chat em tempo real ajuda a sua empresa a sair na frente dos concorrentes, oferecendo um canal rápido e ágil para seus clientes, com um serviço personalizado de atendimento. Este é o caminho para aumentar suas vendas e, consequentemente, a receita.

Publicado em Chat, E-commerce

R. Joaquim da Silva Martha 4-27