Dicas para alcançar a Excelência no Atendimento e Satisfação dos Clientes

Postado em 20/08/2015 por CronoChat

A competitividade do mercado impõe cada vez mais que as empresas criem laços de fidelidade com seus clientes, apontando para uma deficiência crescente: o Atendimento!

O atendimento online é um dos principais meios de comunicação com o cliente. Via chat, sites, blog e redes sociais a empresa pode esclarecer dúvidas, atender as necessidades ou mesmo apresentar novos produtos. Mas como a sua empresa trata esse setor?

Muitas empresas valorizam mais o uso de links patrocinados ou a página na web, mas esquecem que trocar experiências com seus consumidores e deixá-los satisfeitos é fundamental para estruturar e ampliar seu espaço no mercado virtual.

Vamos ver algumas dicas que podem ser aplicadas ou melhoradas por sua empresa.

1. Como sua empresa se comunica com os clientes?

É essencial que sua empresa disponibilize canais de atendimento variados, de fácil acesso e simplificada para o uso de todos os perfis de consumidores.

2. Os profissionais do atendimento conhecem mesmo a empresa e seus produtos/serviços?

A melhor maneira de explicar algo é conhecer sobre o assunto, correto?

Aplicar treinamentos sobre as funcionalidades, permitir testes, e até disponibilizar o produto para uso, permite que o profissional do atendimento crie prática e conheça todas as nuances da empresa. Isso gera segurança na hora do atendimento e, consequentemente, explicações mais satisfatórias para o cliente.

3. Os canais online são administrados por empresas de confiança e credibilidade?

É constrangedor quando o cliente precisa se comunicar com a empresa e o site está fora do ar ou o chat não conecta. É importante acompanhar a funcionalidade dos canais online, assim como manter o site organizado e com informações coerentes aos produtos/serviços.

4. Gentileza no atendimento gera cliente satisfeito

Um fato que pode prejudicar a relação Empresa/Cliente é a falta de cordialidade no atendimento. Quando o cliente é bem recebido no chat e suas dúvidas são esclarecidas, as chances de efetivar a venda é muito maior.

• Evite encurtar a conversa para poder atender outra chamada - o profissional do atendimento precisa ser multitarefas;
  • Responda sempre com gentileza e procure atender as solicitações do cliente, mesmo que gaste mais tempo com o atendimento - atendimento rápido não significa bom atendimento;
  • As dúvidas do cliente podem ser pela falta de informação ou alocação inadequada;
  • Mantenha manuais e materiais de pesquisa sempre atualizados para a equipe de atendimento consultar - facilite o atendimento.

Lembre-se: quando o cliente receber um atendimento excelente com qualidade e se sentir acolhido, irá retornar sempre que precisar algo do seu segmento e também irá indicar sua empresa para seus amigos e conhecidos.

5. Permita que o cliente opine

Receber críticas e sugestões é fundamental para a aproximação do cliente. Então, escute o que seu público tem a dizer a seu respeito (bom ou ruim). Reconheça suas falhas e melhore sempre, o que for necessário. Saber o gosto, as necessidades e o perfil dos clientes é fundamental para manter-se atualizado no mercado, mas ter informações vindas diretamente do seu cliente é ainda mais importante.

Sempre que possível, realize uma pesquisa de satisfação do atendimento, dos seus produtos e serviços. É uma alternativa simples e acessível para saber como anda a imagem da sua empresa junto aos seus consumidores.

6. Tratamento pós-venda

Geralmente o atendimento é dividido em duas etapas, uma para o cliente que vai comprar e outra para aquele que comprou. O tratamento deve ser excelente nas duas etapas, pois sem o cliente não há negocio. O pós-venda é essencial para criar um cliente fiel que indique seu site para outros consumidores.

Publicado em Atendimento Online

R. Joaquim da Silva Martha 4-27